quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

EX-PREFEITOS DE CAIÇARA DO NORTE-RN

O Poder Executivo de Caiçara do Norte, criado pela Lei nº 6.451, de 16 de julho de 1993, foi instalao em 1º de janeiro de 1997, com a posse do primeiro prefeito constitucional, senhor EMANOEL GELSON DE ANDRADE, eleito no pleito eleitoral realizado em 3 de outubro de 1996. O primeiro vice-prefeito foi a pessoa de JUSUINO SOARES LISBOA.
PREFEITOS
1 – Emanuel Gelson de Andrade
Eleito em 03/10/1996
Posse em 01/01/1997
VICE – Jesuino Soares Lisboa
2 - José Edmilson Alves de Medeiros
Eleito em 01/10/2000
Posse em 01/01/2001

CAIÇARA DO NORTE

AMARILDO ELIAS DE MORAIS
3 – Amarildo Elias de Morais

HISTÓRIA DE CAIÇARA DO NORTE-RN

O primeiro proprietário da região salineira chamada Caiçara foi o Sargento-Mor Bento Gomes da Rocha. Em março de 1734, seu filho, o Capitão Inácio Gomes da Câmara tomou posse de três léguas de terras, que começavam no setor chamado Três Irmãos, estendendo-se até Água Maré e alastrando-se pelo sertão. A palavra Caiçara significa, na língua indígena, o semelhante a curral de gado.

O povoamento de Caiçara foi crescendo e já na metade do século XVIII começou a dar sinais de desenvolvimento a partir do trabalho nas salinas e na pesca, da criação de gado e de várias plantações espalhadas pelas redondezas.

No ano de 1844, o missionário frei João da Purificação, comandou a construção da Capela de Santo Antão Abade. As pedras usadas na construção da capela vieram da Ponta da Santa Cruz e a imagem, de acordo com os moradores mais antigos, pode ter vindo da Itália ou ter sido encontrada numa embarcação naufragada.

Em 1847, Caiçara foi elevada à condição de distrito de Touros, ganhando sua primeira escola no ano seguinte. O distrito tinha uma extensa rua, construída em sentido paralelo à chamada pancada do mar, ladeada de estaleiros improvisados, que serviam para salgar e secar o pescado.

Caiçara teve sua vida normal e em desenvolvimento até o ano de 1912, quando sofreu a invasão das areias das dunas, ficando praticamente soterrada. Com a Capela de Santo Antônio Abade sendo atingida pelas areias, a imagem do santo foi transferida, sob a coordenação do Padre João Clemente, para um prédio na localidade de São Bento.

Mas, apesar de todas as dificuldades promovidas pelo avanço das dunas, Caiçara manteve-se viva e logo voltou a crescer, ganhando uma nova escola em maio de 1925. Posteriormente tornou-se distrito de São Bento do Norte e continuou sua prosperidade econômica, tendo como principal base a atividade desenvolvida pela famosa pesca do peixe voador.

No dia 16 de julho de 1993, pela Lei nº 6.451, Caiçara desmembrou-se de São Bento do Norte, tornando-se município do Rio Grande do Norte, com a denominação de Caiçara do Norte.

Fonte: Idema-RN

CAIÇARA DO NORTE - RN

A População Total do Município era de 5.842,00 de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2000).

Sua Área é de 189,50 km² representando 0,36 % do Estado, 0,01 % da Região e 0,00 % de todo o território brasileiro.

Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,63 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)

Área Territorial: 189,50 km²
Fonte: IBGE

Ano de Instalação: 1997
Microrregião: Macau
Mesorregião: Central Potiguar
Altitude da Sede: 0,00 m
Distância à Capital: 113,88 Km
Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano/PN

CAIÇARA DO NORTE-RN

Terra de gente que vive por muitos anos, como, por exemplo, a Sra. Maria Gomes da Silva, falecida com 101 anos, em 9 de maio de 1961, filha de Francisco Gomes da Silva e Joana Gomes da Silva, casada com Cláudio Maia, e genitora de Antônio Maia da Costa, Ana Maia da Costa, e Maria Maia da Costa.

Enfim, consta à fl. 354, CASCUDO: História do Rio Grande do Norte, de 1955, a seguinte lição: "Baixa Verde - São Bento do Norte - nome da propriedade primitiva. A Capela, 1915, é dedicada a S. Antão, Abade. O núcleo da população estava na praia atlântica, Caiçara, a velha, soterrada pelos morros, e a nova que se confundiu com a Vila atual. Caiçara era povoação conhecida antes de 1849. Zona de pescarias de voador. Distrito pelo Decreto-lei de 31 de Outubro de 1938."

ECONOMIA

Em Caiçara do Norte estão cadastrados na Colônia de pescadores 300 barcos e 1.200 pessoas atuando na atividade pesqueira, com destaque para a pesca do peixe-voador, Hirundichthys affinis. Essa espécie de peixe é tão abundante no local que sua venda é usualmente tratada por milheiro. E cada milheiro, com cerca de 142 quilos, é vendido por R$ 40,00. A produção em 1998 foi de 1.100 toneladas, e por conta do el niño, em 1999, a produção caiu para 700 toneladas. Sendo um dos recordistas o Sr. Epaminondas Quirino da Paz, 77 anos, com 18 milheiros.

Caiçara do Norte é tida, também, como um sítio de alimentação de outras espécies de peixe, como a sapuruna ou xira, Haemulon aurolineatum, agulhinha-preta, Hemiramphus brasiliensis, agulhinha-branca, dourado, Hyporhamphus unicasciatus, e a sardinha-laje, Opisthonema oglinum.

INFORMAÇÕES DE CAIÇARA DO NORTE-CE

FAROL DE SANTO ALBERTO CAIÇARA RN, Por joão maria gualberto dos santos
FAROL DE SANTO ALBERTO CAIÇARA RN, Por joão maria gualberto dos santos

Significado do Nome

Parece que a origem de tudo isso está no seu nome kai´sara, que na língua tupi significa estaca de proteção em volta das tabas das aldeias indígenas ou palhoça que abriga as embarcações.

Gentílico

Norte-caiçarense

, Por Tamirys Albuquerque
Aniversário da Cidade

16 de Julho

Limites

Norte – Oceano Atlântico
Sul – Jandaíra e Parazinho
Leste – São Bento do Norte
Oeste- Galinhos

CAIÇARA DO NORTE/RN
CAIÇARA DO NORTE/RN

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DE CAIÇARA DO NORTE-RN

Morro Roncador

Separa a cidade do Farol de Caiçara, e nesse espaço está o melhor banho de mar, com águas tranqüilas e sem ondas fortes. É lá onde a população prefere o lazer nos finais de semana. Também nesse espaço estão localizadas as duas mais importantes pousadas da cidade e únicas com estrutura para receber um turista não muito exigente, a do Farol, com 12 apartamentos e a Paraíso das Flores.com seis.

Farol da Ponta do Golfo

Sinaliza para os perigos da ponta do Golfo. Ele tem 32 metros de altura, pintado nas cores preto e branco e é um dos mais altos do litoral potiguar. Hoje é acionado automaticamente. Às praias do farol convergem as populações de São Bento do Norte e Caiçara do Norte. Ele é o ponto de referência de onde um acaba e o outro começa. O farol é dos dois e quando você sobe os degraus circulares hora fica num município e logo após no outro.

Quem sou eu

Minha foto
Sou o subtenente PM/RN JOSÉ MARIA DAS CHAGAS, natural de Mossoró-RN, pai de quatro filhos e que tem como base principal de vida:AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS" e AMAR AO PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO"; ÃLÉM DE SER HUMILDADE E ATÉ A PRESENTE DATA NUNCA ECONOMIZEI UM GOTA DE HONESTIDADE. TENHO A MANIA DE ESCREVER, ESCREVER, ESCREVER, DE LER, LER, LER; DE PESQUISAR. COM CINCO BLOGS NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, CUJA META FINAL É DE CHEGAR AOS 7 BLOGS E 400 LINKS. SOU 95 POR CENTO TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E 5 POR CENTO FLUMINENSE.

PODER LEGISLATIVO DE CAIÇARA DO NORTE